A redescoberta da lua

"Infelizmente, ele é como um corvo, conhece muitas terras, meu pai costumava conhecê-lo quando menino", disse certa vez Matthias Claudius sobre a lua. Na verdade, você precisa pedir aos pais que descubram os voos para o Earthbrabten. Moon? Havia alguma coisa? Quando os astronautas da Apollo 11 deixaram suas pegadas no pó da lua no início da manhã do alemão em 21 de julho de 1969, foi a realização do sonho de uma suposta humanidade.


A pegada mais famosa do mundo está na lua (NASA)

Acima de tudo, os EUA superaram seu trauma dos choques Sputnik e Gagarin. Graças a Armstrong and Co., os Estados Unidos no espaço haviam finalmente deposto os soviéticos. Isto foi seguido por mais seis vôos da Apollo. Mas depois que a meta política foi alcançada, o interesse nos vôos caros rapidamente vacilou. Desde dezembro de 1972, a lua recuperou a calma.

Mas ele gradualmente desperta novamente de seu sono. Deixe o espaço poderes deitar com voos para os planetas Marte, Júpiter ou Vênus a lua longo esquerda, por isso há agora quase multidão: Europa, China, Japão e Índia, novas sondas já enviou para a lua. Neste verão, os americanos me seguem com uma grande sonda lunar. No meio, até a Alemanha tinha planos para a sua própria missão lunar. Mas eles rapidamente foram vítimas da situação orçamentária tensa.

Se as agências espaciais pesquisaram a brilhante esfera empoeirada no céu noturno por décadas, os pesquisadores agora admitem a contragosto que sabem muito mais sobre Marte do que sobre nossa lua. Como a lua surgiu? Como isso é estruturado? Em quais materiais ela consiste? Que papel ele desempenhou na criação da vida na terra? Questões fundamentais que os cientistas ainda precisam encontrar uma resposta clara, apesar das amostras que os astronautas da Apollo trouxeram para a Terra há quase 40 anos.

A pesquisa lunar está sempre ligada à terra: porque quem explora a lua, explora acima de tudo a terra. A lua não tem atmosfera, não há vento nem clima. Assim, na superfície lunar ainda estão os vestígios de todos os impactos das rochas cósmicas para ver. A lua mostra os pesquisadores como em uma exposição infinita, o que nos últimos bilhões de anos com ele - e a terra! - aconteceu.

Se for para a agência espacial norte-americana Nasa, em breve desembarcará não apenas sondas automáticas na Lua, mas também novamente astronautas. Em 2020, as pessoas poderiam literalmente andar nos passos de Neil Armstrong. A partir do ano 2024, os astronautas devem praticar em uma base lunar permanentemente ocupada para o grande salto para o planeta Marte. Um plano ambicioso: porque a Nasa tem que adquirir laboriosamente os recursos técnicos da era Apollo novamente. Os foguetes Apollo de antigamente não podem mais construí-los hoje: os planos são verbaselt e dispensam os especialistas.


Mas somente se os astronautas praticam a lua, para ganhar água e combustível do gelo e da rocha, podem realizar vôos amplos para Marte. Porque quem quer que colonize outros corpos além da terra, terá que ser auto-suficiente - a remoção de todos os suprimentos seria tecnicamente impossível de ser detida. Portanto, vôos tripulados para Marte são impossíveis sem a lua como um campo de treinamento. A humanidade retorna à lua. Como uma vez com Apolo, ela provavelmente não ficará novamente. Mas desta vez ela está em trânsito.
Proxima  → Inicio

Parceiros